Quando ecoa a trilha de Ave Maria pelas ruas de São José dos Ausentes, nos Aparados da Serra, a 300km de Porto Alegre, a população volta os ouvidos para o mesmo lugar: o alto-falante da igreja da Paróquia São José, no Centro. Na cidade de 3 mil habitantes, Whats App ou rádio não têm vez. É do alto-falante de som abafado e, por vezes falhado, que surgem os principais anúncios comunitários, desde perda de carteira de identidade até o obituário mais recente.
Existente há mais de cinco décadas, o serviço gratuito tem tanta audiência que até órgãos públicos o usam, como o TRE chamando para o recadastramento dos eleitores. À frente da empreitada está o padre André Varisa, 25 anos, considerado ‘a voz de Ausentes’. Desde que assumiu a paróquia, há quatro meses, ele vem reforçando a importância do alto-falante na cidade que ainda vive da lida rural.
Esta é a primeira vez que o padre tem a responsabilidade sobre uma paróquia, desde que assumiu a batina em janeiro. Ao longo de dez anos de formação em teologia e filosofia, ele teve aulas de dicção e de como se expressar para grandes públicos. Das lições aprendidas, guarda uma com atenção: ter prudência no que vai dizer. Serve para a vida e também para definir o que será anunciado aos moradores de São José dos Ausentes.
— O alto-falante tem uma audiência extraordinária. A gente tem uma credibilidade muito grande porque sabem que não rodaremos qualquer coisa e de qualquer forma. É só aquilo que tem significância imediata para a nossa comunidade — explica André.
Horário
São, pelo menos, dois anúncios semanais de até 1 minuto. As duas missas, que ocorrem na noite de quarta-feira e na manhã de domingo, também ganham uma trilha gospel 30 minutos antes da cerimônia para chamar os fiéis. Nada que atrapalhe a rotina ou sono dos moradores, como ressalta o pároco.
— Mudamos até o horário da missa de domingo para 9h30min, por conta do clima frio e para não atrapalhar o sono da nossa comunidade — ressalta o padre.
Para os moradores, André deu um sofro de juventude aos católicos da cidade.
— Ele é muito disposto e atencioso. E o serviço que oferece é muito util para todos — elogia a dona de casa Silvana Constantino, 44 anos, apoiada pelo marido Paulo Nunes Souza, 47 anos, frequentadores da igreja.
Ouvintes
E é para melhor atender os “ouvintes”, que padre André organizou a campanha Aconchegados pela Fé. A intenção é restaurar a paróquia por completo. São necessários R$ 250 mil para mudar o telhado, a forração, a pintura, a iluminação, o piso e também o som da igreja. Se a comunidade conseguir arrecadar o valor, o pároco promete um alto-falante sem ronquidão.
— Tanto o pessoal de idade, quanto os mais jovens, que poderiam buscar as informações por outros meios, ainda têm esta atenção muito bonita para o que roda aqui na nossa torre. Nós somos a voz da comunidade — resume, André.
Visita da imagem peregrina
De hoje até 1º de junho, o alto-falante da igreja de Ausentes funcionará em momentos diferenciados para comemorar a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que vem de São Paulo para a paróquia. Haverá celebrações especiais e visitas a cinco comunidades da cidade. Esta é a primeira vez que a imagem peregrina visita a região. Maiores informações pelo fone (54) 3234-1018.